top of page

Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S

Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 15
BERNARDO ÉLIS FLEURI DE CAMPOS CURADO

Nasceu na cidade de Campos de Goiás no dia 15 de novembro de 1915, filho de Érico José Curado e dona Marieta Fleuri Curado.
Frequenta o Grupo Escolar de Vila Boa, após ter aprendido as primeiras letras com os pais, em casa. Em 1924 retornou a Corumbá, fazendo sua primeira viagem de automóvel. Fez o Curso de Admissão com o professor Alcides Ramos Jubé, preparando para a entrada no Liceu. Uma vez no Liceu começa a se interessar pela literatura. Funda, com outros colegas jornal O Liceu''. Espelhou-se nas obras de José Américo e José Lins do Rego para começar a imaginar suas histórias.
Foi escrivão de polícia em Anápolis e suplente de delegado em Corumbá.
Concluiu o Liceu em 1938.
Trabalhando no Cartório do Crime em Corumbá.
Em 5 de janeiro de 1939 foi nomeado secretário da Prefeitura de Goiânia.
Em 1940 começa a publicar seus contos na Revista do Rio de Janeiro.
Ingressou na Faculdade de Direito de Goiânia.
Muda- se para o Rio de Janeiro.
Em 1944 edita pela Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos a obra "Ermos e Gerais” Seu livro foi bem recebido pela crítica brasileira.
Casa-se com Violeta Metran.
A 30 de novembro de 1944 é eleito membro da Academia Goiana de Letras, para a cadeira no 18, tomando posse em 1947.
Em 1945 cola grau em Direito e passa a ser professor na Escola Técnica Goiânia.
Em 1953 faz viagem à Europa. Lança em folhetim A Terra e as Carabinas" Seguem ano a ano suas publicações com Primeira Chuva", o Tronco "Caminhos e Descaminhos", "Veranico de Janeiro", "Caminhos dos Gerais" entre outros, todos de grande destaque literário.
Em 1964 é eleito Presidente da Academia Goiana de Letras. EA 23 de outubro é eleito membro da Academia Brasileira de Letras, cadeira nº 1. Toma posse dia 10 de dezembro, sendo saudado pelo filólogo Aurélio Buarque de Holanda.
Bernardo Élis se tornou o vanguardeiro de ciclo de ficção brasileira sertanismo goiano-mineiro, a partir da publicação de Ermos e Gerais"
bottom of page