top of page

Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S

Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 47
JOÃO LUIZ PEREIRA DO COUTO

O mato-grossense João Luiz do Couto surge no cenário literário de uma maneira inesperada e ao mesmo tempo marcante. Em 2004 João era preparador físico de futebol da categoria de base da Associação Portuguesa de Desportos e ao perceber o grande número de jovens desinteressados pela leitura no grupo, decide conciliar o futebol com sua paixão pela literatura e começa a exercer o trabalho de leitura de contos antes dos treinos. Logo começa a escrever seus próprios contos tendo como pano de fundo o futebol, tema que despertou nos seus atletas a curiosidade para conhecer novas histórias.
Esta ação é reconhecida por seus companheiros e repercute, fazendo João ser convidado a participar da Bienal do Livro de São Paulo (2004). Em 2005 ele retorna para o Mato Grosso, na cidade de Querência, como treinador de futebol. Em 2007 conquista o título de campeão estadual de futebol feminino, e homenageia as suas alunas com o livro "Um Menino Bom de Bola". Este despertar para a literatura instiga o recém escritor a se dedicar para seu próximo trabalho, com esse mesmo viés esportivo, chamado "Guerreiros do Futebol "em 2008.
Neste mesmo ano, volta novamente a São Paulo e é na antiga Livraria Sobrado, atual Livraria da Vila em Moema, que se torna contador de histórias. Esta atividade inspira a criação do livro " Elefante que Não Sabia Escovar os Dentes" (2009) indicado pelo site de saúde do Portal Terra com tema de saúde bucal para crianças, uns dos mais vendidos pela Livraria Cultura e indicado no site do Conselho de Odontologia de São Paulo como leitura recomendada para criança. Essa paixão começa a tomar forma na vida do escritor e ele decide investir na realização de cursos e capacitações que transformam sua vida, como o de contação de histórias com a escritora Rosane Pamplona do Espaço Cultural Paideia, o de técnicas de composição poética no Museu Lasar Segall com o escritor Gilson Rampazzo, estudos em prática e teoria teatral, música e cultura popular na Escola Popular de Teatro CITA (Centro de Investigação Teatral Artemanha).
Em 2009 compõe a peça "Raul Fora da Lei "dirigida por Deto Montenegro no projeto Oficinas dos Menestréis no Teatro Dias Gomes. Em 2010 o escritor e contador de histórias João Luiz do Couto participa pela primeira vez do Encontro de Contadores de História de Santa Bárbara do Oeste (4a edição) e é neste momento que sente e se apropria do "ser" contador de histórias. Atualmente trabalha junto a Fundação Abring, como mediador de leitura, colaborando na sensibilização de pais para a arte de contar histórias aos filhos e na formação de professores como multiplicadores na arte da contação e leitura de histórias e mediação de leitura em sala de aula. No Espaço Cultural CITA, Ponto de Cultura localizado no Campo Limpo, Zona Sul da cidade de São Paulo, é membro do núcleo de literatura, profissional responsável pelas oficinas de teatro para crianças, e idealizador do projeto Caldos E Causos, que acontecem uma vez por mês, participa da produção dos espetáculos de teatro: "Foi o que ficou... do Bagaço".
Produziu e dirigiu o espetáculo de teatro "Colcha de Retalhos" o qual atua ao lado da atriz e escritora Vanessa Meriqui e circulam pelo Brasil ha 04 anos, Produziu o espetáculo de teatro infantil "Pitico o menino que aprendeu a voar" - baseado em um dos livros de sua autoria no qual atua e articula a circulação nas escolas, salas de teatros e espaços culturais, Produziu, dirigiu e atua no espetáculo de teatro "cena musical" GAMBOA.
Também trabalha no desenvolvimento de novos espetáculos de teatros "Banha de Peixe Boi Elétrico"(em fase de pesquisa). Paralelamente, participa de eventos de "Encontros com o Autor" em diversas escolas, centros culturais e bibliotecas do país e atividades educativas com crianças e jovens. No momento está envolvido com o processo de construção e produção de mais duas obras literárias: "Beni - O Inventor de Mundos", para o público infantil, e "Dartanhã Macuco" infanto-juvenil. Em de 2014 João Luiz do Couto volta a residir definitivamente em Mato Grosso na cidade de Barra do Garças.
Percorrer o Rio Araguaia da sua cabeceira a sua foz, se apresentando nas escolas e praças das as cidades nas duas margens do Rio, de Alto Araguaia MT Santa Rita GO passando por Ponte Branca, Torixoreu, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, e Santa Terezinha MT, Aragarças, GO, Araguacema TO a São João do Araguaia PA.
Livros Publicados
UM MENINO BOM DE BOLA, Editora Giostri, SP 2008
GUERREIROS DO FUTEBOL, Scotcci Editora, SP 2008
O ELEFANTE QUE NÃO SABIA ESCOVAR OS DENTES, Editora Gistri, SP 2009
PEPÊ PORQUINHO PORCALHÃO, Editora Giostri, SP 2010
PITICO O MENINO QUE APRENDEU A VOAR, Editora Giostri, SP 2011
DIACUÍ O PEIXINHO TEIMOSO, Editora Giostri, SP 2012
ESSA HISTÓRIA EU CONTO ASSIM, (organizador) Editora Giostri, SP 2011 HISTÓRIA AD (PÉ DO OUVIDO, (participação), Editora Giostri, SP 2011 PEDRÃO QUEBRA PEDRA, Editora Papo Abissal, POA 2014.
bottom of page