top of page

Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S

Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 07
ERNESTO CAPOCCI BELMONTE

Ernesto Capocci Belmonte nasceu em Nápoles, na Itália, no dia 20 de julho de 1928, filho de Mario Capocci e Olympia Magliano Capocci, ambos italianos.
Sua grande inteligência fez com que, aos 16 anos, entrasse para a Universidade de Nápoles, onde cursou Engenharia Civil. Em seguida resolveu entrar para o convento, ingressando na Missão Salesiana, na cidade de Conserta e iniciando seus estudos religiosos.
Em 1959 veio para o Brasil e concluiu os estudos de Teologia, em Sâo Paulo. Professou os votos religiosos no dia 8 de dezembro de 1961.
Dedicou-se aos serviços da Igreja e da Educação neste país. que não foi o seu berço pátrio, mas foi o país da realização dos seus grandes ideais.
Aqui prestou serviços de total dedicação à educação, em particular à educação da juventude mato-grossense.
Chegou ao Mato Grosso em 1962 e em 28 de fevereiro de 1963 assumiu a direção do Colégio São Gonçalo, como prefeito daquele educandário, em Cuiabá.
Trabalhou em Alto Araguaia por um período não muito longo vindo para Barra do Garças em 1965 onde dirigiu o Ginásio Estadual, hoje Escola Estadual Senador Filinto Müller que, na época, funcionava no prédio da Escola Estadual Cristino Côrtes. Criou e foi o primeiro diretor da Escola Técnica de Contabilidade de Barra do Garças.
No ano de 1967 fundou o primeiro grupo de escoteiros de Barra do Garças, denominado “Sávio Boys”.
Deixou o sacerdócio em 1969, contraindo matrimônio com Edna Capocci, de onde nasceram dois filhos, Oscar Capocci e Pollyanna Oliveira Capocci. Continuou, porém, suas atividades de educador, embora tivesse se afastado do cargo por um período de dois anos e seguisse orientando a juventude através de jornadas cristãs e cursilhos de cristandade.
Foi um dos primeiros professores do Centro Pedagógico de Barra do Garças – UFMT. Fez especialização a nível de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Cursou mestrado em Sociologia na Universidade de Brasília por um período de dois anos. Escreveu a tese de doutorado “Cerrados Mato-grossenses”, a qual não chegou a defender nem publicar.
Faleceu em 5 de fevereiro de 1984, com 55 anos de idade, vitimado por acidente de trânsito, na cidade de Barra do Garças.
bottom of page