top of page

Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
A L C A R T E S

Fundada em 15 de setembro de 1987
CADEIRA 54
FÉLIX DE BULHÕES

Antônio Felix de Bulhões Jardim foi um goiano ilustre que se projetou intensamente na vida pública e cultural de sua terra, durante largo período histórico. E que além de destacado homem de letras, foi ele um político idealista e combativo, e, ainda, um juiz que, integro e esclarecido, dignificou a magistratura.
Nasceu Felix de Bulhões na cidade de Goiás a 28 de Agosto de 1845. Em sua cidade natal fez os cursos primário e secundário, indo depois para São Paulo, colando grau pela Faculdade de Direito.
Regressando à Goiás, depois de formando, ocupou os seguintes cargos: Promotor Público de Comarca de Goiás e o de juiz de Direito na Capital, em Itaberaí e em Jaraguá.
Temperamento político, Felix Bulhões, para dar curso à suas ideias liberais fundou os jornais: “Monitor Goiano”, “Província de Goiás”. “Tribuna Livre” e “Goiás”, folhas em que se bateu ardorosamente pelas ideias políticas então tidas como modernas e pela abolição da escravatura.
Foi ainda fundador, na antiga capital, do “Centro Libertador” que desempenhou relevante papel na campanha antiescravagista.
Tanto quanto no jornalismo, distinguiu-se Felix Bulhões no cultivo das belas letras, sendo considerado pelos seus conterrâneos, como um dos maiores poetas. Realmente um enamorado de seu torrão natal, espírito torturado pela angústia universa, coração aberto aos grandes dramas sociais, Felix Bulhões traduziu, numa série de poesia, tudo quanto lhe compungia a alma e lhe preocupava a inteligência.
bottom of page