top of page

CADEIRA 24

MADRE LEÔNIA MILITO

Madre Leônia Milito nasceu em Sapri, província de Salermo, na Itália, aos 24 de junho de 1913. Filha de Maria Grisi e Gabrile Milito, ambos possuidos de uma fé cristã profunda. Legaram aos seus filhos a solidez da formação espiritual e humana.

Com 19 anos Leônia ingressa no movimento religioso denominado “Ação Católica” onde permaneceu por alguns anos, trabalhando para a Igreja a que jurou submissão e veneração.

Após a experiência desse trabalho e desejosa de colocar-se ao inteiro dispor dos irmãos, ingressou para a vida religiosa no dia 28 de junho de 1935.

Dentro de sua congregação foi sempre exemplo de bondade, obediência e disponibilidade. Desejou com ardor ser missionário e apóstola. E foi esse ardor que a trouxe à nossa pátria. Com autorização da Madre Stefânia Graziano – Superiora Geral do seu então Instituto, no dia 17 de julho de 1953 partiu para o Brasil, onde, sob a direção de doutos prelados, pôs-se à disposição da Igreja nas suas mais diversas necessidades.

Com sua inteira correspondência à graça divina e atraindo tantas outras jovens para o ideal missionário, deu início, no dia 19 de março de 1958, na cidade de Londrina- Paraná, à nova família religiosa denominada Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, com a finalidade de atender aos pobres mais pobres.

Toda sua vida e seu trabalho estiveram voltados para os necessitados. Partilhou com todos alegrias e angústias, sofrimentos e esperanças. Ensinou às suas irmãs que o coração da missionária deveria estar lá, onde houvesse um irmão sofrendo. Para que isso se concretizasse, instalou comunidades em oito estados do Brasil, na Argentina, no Chile, na França, Suiça, Itália, Alemanha, Austrália e na África (Costa do Marfim e Gabon).

Dirigiu a Congregação durante 23 anos como Superiora Geral. Frequentemente, visitava todas as comunidades. E, estando com as irmãs, lhes era motivo de estímulo e revitalização das obras missionárias. Aos 67 anos, em pleno vigor de ação apostólica, Madre Leônia partiu para a Casa do Pai. Faleceu vítima de um acidente automobilístico na cidade Cambé, no Estado do Paraná.

©2023 Criado por Kuya Comunicação —  com Wix.com

bottom of page