Araguaia em Curso abre inscrições para curso gratuito de Trilha Sonora para cinema e vídeo
- Divino Arbués
- 16 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de set.

Assessoria de Comunicação - Nathália Gonçalves
De 22 a 26 de setembro, o músico compositor Divino Arbués ministra a Oficina de Produção de Trilha Sonora para Cinema e Vídeo em Barra do Garças, parte da programação formativa do projeto Araguaia em Curso. As aulas acontecem no Núcleo de Produção Digital (NPD) da UFMT, das 13h30 às 17h, e são gratuitas, com direito a lanche no intervalo, acessibilidade em Libras e certificação.
As inscrições podem ser feitas por aqui: https://forms.gle/CkSVoZiZBSRaCvrBA
Natural da região do Araguaia, Divino reúne uma trajetória artística e cultural de décadas, marcada tanto pela produção autoral quanto pela atuação em políticas culturais e projetos coletivos. Até hoje, lançou oito discos com músicas próprias, algumas utilizadas como trilhas sonoras em documentários e filmes. Também participou como protagonista no longa Ser Tão Araguaia, de Amaury Tangará, e no documentário Raízes.
Além de sua produção artística, teve papel decisivo na criação e coordenação de eventos como o CantAraguaia – Festival da Canção da Região do Araguaia e o Encontro de Ritmos do Araguaia (EART), que ajudaram a difundir tradições populares e fortalecer o cenário cultural da região. Atualmente, preside a Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste.
No cinema, Divino observa a música como elemento essencial para conduzir a experiência do espectador. “A música é uma linguagem que todos carregam desde pequenos, ligada às experiências pessoais de vida. No cinema, ela pode transportar as pessoas para dentro da narrativa, adicionando pulsações, sensações e até elementos que vêm de fora da história para somar a ela”, explica.
Com passagens por peças, festivais e produções audiovisuais, o oficineiro defende que a trilha é capaz de ampliar a percepção da história. “Sempre me chamou a atenção o papel da música nos filmes. Desde os clássicos, como Love Story, até as aventuras de 007 e Indiana Jones, percebia o quanto a trilha conduzia a emoção do público”, relembra.
Para o músico, a oficina no Araguaia em Curso tem um papel de estímulo e formação regional: “A importância dessa oficina é desenvolver e despertar o interesse das pessoas pelo audiovisual, contribuindo diretamente para o registro e compreensão da nossa história, fator essencial para que a cultura da região se projete em novos caminhos.”
O projeto Araguaia em Curso, proposto pela Alcartes, que atua como um ponto de cultura em Barra do Garças e região, e foi contemplada com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo por meio do Edital de Seleção Pública nº 16/2023/SECEL/MT - Cinemotion / Edital de Formação - Edição Lei Paulo Gustavo. O ciclo formativo tem a parceria institucional do Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia.
O NPD é um projeto de extensão da UFMT que tem, entre seus objetivos, promover parcerias com instituições da comunidade externa, contribuindo para o aprimoramento da educação profissional e tecnológica na região.




