Projeto objetiva revitalizar a Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste
- Brás Rubson Barbosa
- 26 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Uma série de 12 vídeos com artistas, artesãos e mestres moradores e atuantes na região de Barra do Garças começaram a ser produzidos como parte do projeto Academia Digital, que objetiva revitalizar as atividades e acervo da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, com sede naquela cidade-polo da região Leste de Mato Grosso.
Selecionado pelo Edital MT Criativo da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, o projeto Academia Digital tem oficinas digitais de artes plásticas, escultura, percussão, bordado manual, cultura indígena, artesanato e macramè, literatura e teatro, cartoon e caricatura, produção cultural, vídeo, política cultural e elaboração de projetos, e organização cultural no terceiro setor.
A equipe de produção audiovisual iniciou no último sábado (15) as gravações com os artistas facilitadores. O conteúdo inclui uma breve história de cada artista, artesão ou mestre e oficinas sobre seus ofícios. As produções irão compor uma série de programas a ser veiculada nas plataformas e mídias digitais.
A Academia
A Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste foi fundada em 15 de setembro de 1987, em Barra do Garças. Ela é fruto da união de artistas, intelectuais e incentivadores da arte e da cultura que vislumbraram na instituição a oportunidade para proteger, estimular e difundir o patrimônio cultural de Barra do Garças e de toda a região do Vale do Araguaia, inclusive a parte goiana.
Pessoas com relevantes serviços prestados na área, luminares como Valdon Varjão, Melchíades Mota, Florisvaldo Flores Lopes, Zélia dos Santos Diniz, e muitos outros, se dedicaram diuturnamente, de maneira voluntária e espontânea, a instalar e estruturar a nascente instituição que foi muito bem recebida e acolhida pela comunidade e pela classe política.
Ao longo desses mais de 30 anos de instalação e desenvolvimento a Academia se tornou um importante centro cultural, referência na região e construiu uma sede, na região central de Barra do Garças. Atualmente ela é presidida pelo cantor, compositor e escritor Divino Arbués.
Fonte: Expresso 61